Os meniscos são dois amortecedores que ficam entre os dois ossos do joelho, a tibia e o fêmur. Os meniscos possuem a importante função de diminuir o impacto e melhorar o encaixe entre esses dois ossos.
São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia, com formato de meia lua.
Como são cartilagens, apresentam poucos vasos sangüíneos, dificultando a sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente.
Em grande parte dos casos, a Artroscopia é o método de tratamento mais indicado para lesões no menisco.
A Artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos, utilizando um Artroscópio.
O Artroscópio é um instrumento cirúrgico provido de uma câmera em sua estrutura, que possibilita que o cirurgião consiga enxergar dentro do paciente, realizando na maioria dos casos uma pequena incisão.
Por este e outros motivos, a Artroscopia é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo, superando até mesmo o número de cirurgias plásticas.
Na sala de cirurgia, ele recebe anestesia local, no joelho e um pouco da Raqui, apenas para não mover as pernas durante a cirurgia.
Após 30-40 minutos de procedimento, o paciente já está de volta na sala de recuperação, recebendo alta no mesmo dia.