Epicondilite do Cotovelo
A epicondilite do cotovelo, como é conhecida tecnicamente, é uma inflamação no local de origem dos tendões da musculatura do antebraço.
Normalmente é causada por esforços que geram microrupturas dos tendões junto à sua inserção no osso. Os sintomas são mais comuns do lado de fora do cotovelo (epicondilite lateral ou cotovelo do tenista), mas podem também acometer a região interna (epicondilite medial ou cotovelo do golfista). Esta doença acomete igualmente homens e mulheres, sendo mais comum na faixa etária entre 35 e 50 anos.
O tratamento pode incluir medidas como imobilização ou fisioterapia. Em alguns casos mais refratários pode ser necessário o uso de acupuntura, infiltrações, ou até mesmo tratamento cirúrgico.
Se você estiver praticando algum esporte, é bom ter certeza de que está utilizando técnica e equipamento adequados. Na prática do tênis, por exemplo, pode valer a pena usar uma raquete mais leve ou aumentar a espessura do “grip” para permitir uma boa pegada. Uma posição errada do cotovelo ou do punho no momento da batida também pode favorecer o aparecimento das lesões. Na dúvida, o ideal é procurar um professor para uma correta orientação.
Exercícios de alongamento e fortalecimento estão sempre indicados antes e depois da prática esportiva.