Notícias
Notícias
Leia abaixo as nossas matérias.
Tipos de Cirurgia do Joelho

Tipos de Cirurgia do Joelho

O aumento do número de pessoas que buscam a prática de atividades físicas como forma de recreação e para melhoria da saúde, tem levado também a um aumento crescente de pessoas com lesões da articulação do joelho.

 

Além das atividades físicas, existem outras causas para as lesões de joelho, como acidentes de naturezas diversas (quedas, acidentes automobilísticos, etc). Os principais elementos lesionados em todos esses casos são: a cartilagem, o menisco e os ligamentos do joelho. Para os mais diferentes casos, já existem técnicas cirúrgicas eficazes que permitem aos pacientes voltar a ter uma vida normal. Entre os tipos mais comuns de cirurgias do joelho estão:

 

Artroscopia

 

Esse é um procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação.

A artroscopia é geralmente realizada para tratar a cartilagem do menisco lesionada, para reconstrução do ligamento cruzado anterior e para microfraturas da cartilagem.

Para isso, o cirurgião utiliza um artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação, através de uma pequena incisão. O endoscópio é um aparelho que conta com uma fonte de luz e uma câmera, gerando imagens para o médico durante o procedimento.

 

Artroplastia ou Osteotomia
Artroplastia é o tratamento cirúrgico de substituição de uma articulação comprometida pelo osteoartrose que leva a dor persistente. Essa interferência cirúrgica tem como objetivo restaurar o máximo possível da mobilidade e da função da articulação.

 

Substituição Total do Joelho
Quando os ossos, tecidos ou tendões são gravemente danificados, o paciente precisa passar por processo, no qual a peça danificada é removida. Após isso, um pedaço de metal ou de plástico é colocado para que a função e o alinhamento dos joelhos sejam recuperados. O procedimento é realizado normalmente em pessoas mais velhas, pois em pessoas mais jovens existe a chance de desgate do material plástico ou metálico.

 

Cirurgia do Joelho Parcial
Quando uma cartilagem do joelho estiver danificada, esse tipo de cirurgia pode ser indicada. Nesse procedimento, a incisão é menor, mas os resultados deste tipo de procedimento podem ser menos satisfatórios que a substituição total.

 

Ressecção
O procedimento envolve a remoção de uma parte do osso danificado, cartilagens ou de tendões.

 

Recolocação do Joelho Minimamente Invasiva
Esta é uma nova técnica de substituição do joelho. Neste processo , as incisões são comparativamente menores do que outros procedimentos, onde um pequeno corte é feito. Através deste corte, é passado um tubo fino com iluminação, permitindo a visualização da parte danificada. Com isso, o cirurgião pode tomar as medidas corretivas cabíveis.

 

Cirurgia de reconstrução do LCA (ou ACL)
LCA é a sigla que representa o Ligamento Cruzado Anterior. Este é um dos mais importantes ligamentos do joelho. As lesões no LCA são bastante frequentes entre os atletas de alto rendimento. Esse ligamento ajuda a manter o joelho estável e, na prática das atividades físicas ou do dia-a-dia, podem ocorrer prejuízos. Se o dano for grave, o procedimento cirúrgico é recomendado.

 

Reparo do Tendão Patelar
A parte exterior do joelho é composto do tendão patelar ou ligamento patelar. É essa parte que nos permite retroceder algo ou endireitar os joelhos, além da função de suportar a força do corpo.

A lesão nesse tendão também é comum em atletas. Os esportes mais relacionados às lesões do tendão patelar são aqueles que geralmente envolvem saltos, como voleibol, basquetebol e algumas modalidades do atletismo. Devido à isso, a lesão do tendão patelar por trauma repetitivo recebeu o nome genérico de "joelho do saltador. Mas essas lesões não são exclusividade desses esportes e ocorrem também em outras atividades, como corrida, futebol e tênis.

Quando o tendão é lesado por alguma razão, a cirurgia pode ser necessária. Durante a cirurgia, suturas fortes são usadas e estão vinculadas aos tendões. Em seguida, são passados através da rótula do joelho, fazendo buracos.

 

Para mais informações sobre tratamentos e cirurgias de lesões de joelho, entre em contato com os especialistas da OrtoMédica.

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta - 07:00 às 19h / Sábado - 08h as 12h
Clínica Ortomédica Mooca
Av. Paes de Barros, 2128 - Mooca - 03114-001 - São Paulo - SP
E-mail: contato@ortomedicamooca.com.br - Tel.: (11) 2028-0144
Diretor Técnico Médico:
Dr. Sérgio Ricardo da Costa
CRM: 90668
Site desenvolvido por Agência Montija Digital