Notícias
Notícias
Leia abaixo as nossas matérias.
Bursite

Tratamento da Bursite com Terapia por Ondas de Choque

A bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares.

 

A bursite costuma atingir ombros, cotovelos e quadril. Mas também pode se desenvolver no joelho, calcanhar e até na base do dedão do pé.

 

A bursite ocorre muitas vezes perto de articulações que realizam movimentos repetitivos frequentemente. Isso pode acontecer tanto no trabalho quanto na prática de atividade física.

 

Pessoas que passam muito tempo de joelhos, também têm um risco aumentado de desenvolver bursite.

 

Existem ainda outras causas, como:

  • Infecções;
  • Traumatismos;
  • Artrite (inflamação das articulações);
  • Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação);
  • Uso excessivo das articulações.

 

Sintomas da Bursite

 

Os principais sintomas da bursite são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Inflamação;
  • Sensibilidade na área afetada;
  • Restrição de movimento.

 

Tratamento da Bursite com TOC

 

Boa parte dos casos de bursite pode ser tratado em casa. Descansar a área afetada e fazer compressa de gelo ajuda a reduzir a inflamação. Os analgésicos também são importantes para aliviar a dor e acelerar a recuperação.

 

A dor geralmente melhora dentro de algumas semanas, mas o inchaço pode levar mais tempo para desaparecer completamente.

Em alguns casos, porém, principalmente quando a bursite é crônica, os tratamentos convencionais podem não surtir o efeito desejado. Diante desta situação, a Terapia por Ondas de Choque (TOC) pode resolver o problema.

 

Para a maioria dos pacientes, são recomendadas até 3 aplicações, com intervalo mínimo de 3 semanas. Existem casos, porém, em que uma única aplicação resolve o problema.

 

Alguns pacientes conseguem alívio imediato e por definitivo, enquanto outros devem aguardar até 6 ou 12 semanas pelo resultado final, pois dependerá da capacidade individual de cicatrização e do estágio de evolução da doença.

 

O tratamento é praticamente indolor e não invasivo. As ondas de choque, que vêm sendo utilizadas com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia, podem alcançar até 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos.

 

Os procedimentos são realizados ambulatorialmente e, em média, demoram entre 20 a 40 minutos. Não é necessária nenhuma preparação especial. Apenas se utiliza anestesia por sedação ou anestesia local por infiltração nos casos de dor aguda ou de alta sensibilidade à dor.

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta - 07:00 às 19h / Sábado - 08h as 12h
Clínica Ortomédica Mooca
Av. Paes de Barros, 2128 - Mooca - 03114-001 - São Paulo - SP
E-mail: contato@ortomedicamooca.com.br - Tel.: (11) 2028-0144
Diretor Técnico Médico:
Dr. Sérgio Ricardo da Costa
CRM: 90668
Site desenvolvido por Agência Montija Digital